AS FILHAS DE NORMA

Para minhas filhas queridas discipulas, amigas e companheiras de equipe, filhas do sangue e da alma, suas historias suas lutas, historias de vida. uma missao de amor, paixão e garra. dia a dia desta equipe amada.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

INSEGURANÇA OU CIUMES?








Ciúmes ou insegurança?
O ser humano é inseguro por natureza, o medo e insegurança fazem parte de nossa vida desde cedo, nos sentimos ameaçados e inseguros com a chegada de pessoas novas no trabalho ou numa organização. Desde crianças já sentimos receio, medo mesmo de sermos deixados de lado. É comum esta reação, pois a criança acha que os pais não vão mais gostar dela ou que vão preferir o irmãozinho. Com a chegada de um novo membro na família é muito comum que crianças se sintam inseguras, tendo muitos tipos de reações com a noticia. Algumas têm crises de choro por nada outras ficam mais caladas e ainda outras passam a aprontar todo tipo de algazarra procurando assim chamar a atenção dos pais para si. Passei por uma experiência assim na gravidez de minha segunda filha. Meu filho tinha na época um ano e dez meses e com a noticia da chegada de um irmãozinho ele que já era bem desenvolvido e falava de tudo, estava desmamado e não usava mais fraldas, com a chegada do bebe começou a querer a chupeta da irmãzinha e andava o dia todo atrás de mim arrastando a fralda antes aposentada, falando totalmente errado como se não soubesse mais falar. Passou a fazer xixi na roupa e não querer comer no prato pedindo mamá o tempo todo. Entrei em pânico e por vezes ralhei com ele chamando a sua atenção o que só fez piorar as coisas. Contei ao pediatra que me orientou na época dizendo ser normal este tipo de atitude, mas que passaria. Com a chegada da irmã ele piorou ainda mais principalmente nas artes e se jogando em cima do bebe para chamar a atenção das visitas que vinham ver a recém-nascida. Precisei de paciência e tive que ter muitas conversas com ele passando segurança a ele de que o amava e que precisava de sua ajuda para cuidar do bebe. Aos poucos a crise foi passando e procurava sempre deixar bem claro que ele tinha seu amor garantido e que ele era muito importante para mim. Hoje me recordei destes fatos quando minha netinha quando soube da noticia de que a tia iria ser mamãe me perguntou: vovó quando o nenê da tia nascer eu ainda vou ser a dona do trono que tem dentro do seu coração? Tive que rir enquanto a abraçava dizendo que as vovós tem um trono para cada pessoa importante dentro do coração e que ela sempre seria muito amada por mim. Desde criança já nos sentimos ameaçados com a chegada de alguém novo na família e mesmo adultos o medo de sermos menos importantes ou de perder nosso lugar ou não sermos mais necessários nos faz ter diversos tipos de reações com a chegada de alguém estranho no departamento de trabalho, nos tirando de nossa zona de conforto, nos fazendo sentir medo e insegurança.
Cabe aos pais passar segurança para a criança. Tire tempo para fazer passeios especiais com a criança e aproveite para conversar explicando que agora vai precisar muito dele, dizendo o quanto é importante e amado. Explique que cada membro da família é importante, cada um tem sua beleza e que cada pessoa da família trem o seu lugar. Não ignore perguntas nem as caras de emburrados. Tire tempo responda com carinho. Dê carinho, inclua nos programas e diga de forma clara e simples que ela é amada e que sempre haverá tempo e amor para os dois ou mais filhos. Não ria nem faça graça, leve a serio seus questionamentos. Cabe aos adultos passar segurança e não fazer ciúmes dizendo coisas como: se você não se comportar vou te dar pra sua vó ou você vive chorando acho que vou gostar mais do seu irmãozinho ou coisas parecidas. Diga de modo claro: mamãe ama você. Sempre terá lugar especial no meu coração. Lembre ainda que a linguagem de criança é toque físico. Então o pegue no colo, acaricie os cabelos, abrace sempre que puder é desta forma que ele se sente seguro e amado.
Criança segura é mais feliz, dorme e aprende melhor. Ficando mais saudável. Ciúmes é coisa de adulto. Adulto é que instiga a criança dizendo coisas: olha sua mãe não vai mais querer você porque voce não quer comer. Seu irmão é tão bonzinho porque você não faz como ele? Às vezes irmãos mais velhos fazem brincadeiras e dizem coisas. Fique atento.
As crises passam e tudo acaba dando certo e logo você vai rir de tudo isto. Cada pessoa é diferente e tem reações diferentes frente às circunstancias. Fique atento e peça a Deus discernimento. Às vezes o fato da criança não desgrudar da mãe querendo estar com ela o tempo todo e dormir e ate tomar banho com a mãe enquanto esta gravida, também é sintomas de insegurança. Inclua sempre a criança nos planos dizendo sempre nós vamos fazer isto ou aquilo e realmente inclua levando junto nas compras do enxoval, ouvindo palpites e dizendo que ele será seu ajudante e que criança pequena dá muito trabalho e que você preferiria que o bebe já estivesse crescido como ele.
Aproveite, abrace, ame, acaricie. Sempre é tempo de amar seu filho. Faça dele uma criança segura e feliz. A recompensa virá.

Ap. Norma Veras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário